(71) 9 9199-5081

Notícias

Como fazer um pedido de desocupação do imóvel alugado?

19/07/2022 - Mercado Imobiliário

noticias

Proprietário tem direito a rescindir o contrato de locação a qualquer momento, mas precisa notificar o locador oficialmente

 
Ao alugar um imóvel, é importante ficar atento à legislação para resguardar seus direitos sem ferir os do locatário. A devolução do imóvel antes do término do prazo acordado no contrato pode se estender muito e o conhecimento prévio da legislação ajuda a planejar melhor a locação.

O locador pode solicitar a entrega da propriedade alugada a qualquer momento. Mas não basta apenas pedir de volta as chaves. Tampouco é legítimo forçar o inquilino a sair do imóvel – neste caso, ele tem o direito de acionar a polícia para permanecer no local.

A solicitação de saída deve ser formalizada por meio do “pedido de desocupação de imóvel alugado”. Trata-se de um documento com a finalidade de notificação. A partir do momento em que o inquilino receber esse aviso, ele tem até 30 dias para deixar o endereço. Mas esse prazo pode variar de acordo com diversas situações previstas em lei.

Elementos que devem constar
O documento de pedido de desocupação de imóvel alugado é um aviso comum. De acordo com a Lei do Inquilinato, somente deve ser utilizado pelo locatário que deseja encerrar o contrato vigente.


No pedido de desocupação de imóvel devem constar principalmente a data completa da notificação e a informação de que o inquilino tem até 30 dias a partir desse dia para desocupação. Essa informação permitirá o início da contagem assim que o locador for notificado.

Outras informações comuns no aviso: endereço do imóvel, orientações sobre a devolução das chaves e quitação de débitos, além do espaço para assinatura do locatário. O pedido de desocupação pode conter mais ou menos dados, de acordo com suas necessidades.

Quanto à forma de envio, o aviso pode ser feito por meios digitais informais, desde que esses canais já sejam utilizados como forma de contato entre as partes. É o caso de e-mail, mensagem de texto SMS e aplicativos de conversa, como WhatsApp e Messenger.

Caso o imóvel seja alugado por intermédio de imobiliária, o corretor pode elaborar o pedido de desocupação de imóvel e orientá-lo sobre o envio. De toda forma, o ideal é contar com assistência de um advogado para avaliar a situação.

E se o locatário se recusar a sair?

Mesmo com o pedido de desocupação do imóvel, o inquilino pode se recusar a sair. Então será preciso entrar com ação de despejo. Por ser um processo judicial, pode levar até seis meses para conclusão. A partir da decisão judicial, será concedido mais seis meses de prazo para o locatário deixar o local.


Ao término desse prazo, se o inquilino desrespeitar o acordo e se recusar a entregar o imóvel, receberá a ordem de despejo judicial. Dessa vez, a saída deverá ser imediata. E o locador poderá acionar a polícia em caso de permanência.

O locatário também sairá prejudicado financeiramente, caso não cumpra o estabelecido. É que ele ficará responsável pelas despesas e honorários dos advogados que foram gastos pelo proprietário para condução do processo. Mas isso somente acontecerá se não devolver o imóvel em seis meses após o encerramento da causa.
 
GIRO IMOBILIÁRIO | Tudo sobre o Mercado Imobiliário

Outras Notícias

Mercado Imobiliário em 2024: Expectativa de Recorde de Vendas e Alta de Preços

Os resultados recentes do segundo trimestre de 2024, divulgados pelas principais incorporadoras, revelam um cenário positivo para o mercado imo...

No Dia do Corretor, veja qual o bairro com m² mais caro de Salvador

Diversos bairros de Salvador são desejados e caros para moradia Conhecida por um dos melhores verões do mundo, com a melhor ...

Leilão oferece mais de 270 imóveis e terrenos com lances a partir de R$ 33 mil

A plataforma Zuk, em parceria com o banco Santander, realiza leilões com mais de 270 opções, entre salas comerciais, imóve...

Em quais hipóteses a doação de um imóvel pode ser anulada?

Dúvida do leitor: em quais hipóteses a doação de um imóvel pode ser anulada? É preciso entender primeiro ...

5 profissões para quem quer trabalhar no mercado imobiliário

Investir em qualificação e estar atento às tendências do mercado são passos essenciais O mercado imobiliár...

Como investir em imóveis e ter lucro em 8 passos

Escolher o tipo de imóvel adequado e atentar-se à localização são passos essenciais Investir em imóveis...

Incorporação imobiliária: entenda como funciona essa atividade

O mercado imobiliário é visto por muitos como um ótimo segmento para se realizar investimentos. Um desses investimentos (r...

6 dicas para quem vai deixar imóveis de herança

A transferência de imóveis como herança envolve custos e impostos Deixar imóveis como herança é uma maneir...

​Venda de imóveis em São Paulo atinge recorde em 2024

Mercado imobiliário da capital paulista começa o ano aquecido; CEO do Meu Imóvel comenta fatores impulsionadores e tendên...

Prazo para emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural começa nesta terça-feira

Começa nesta terça-feira, 18 e vai até o dia 18 de julho o prazo para o produtor rural emitir o Certificado de Cadast...
Informe o número correto
icone-whatsapp 1
redesp_facebook1.pngredesp_twitter1.pngredesp_youtube1.pngredesp_linkedin1.pngredesp_instagram1.pngredesp_tiktok1.pngredesp_whatsapp1.png

O Corretor

Ângelo Mário
Centro - Porto Seguro / BA
Creci-Ba: 22.235 F

Contato

  • Centro, Porto Seguro

  • (71) 9 9199-5081

www.angelomariocorretor.com.br © 2025. Todos os direitos reservados.

Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias

Esse site utiliza cookies para garantir a melhor experiência e personalização de conteúdo. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.